Que tipo de cancro tenho?
Há vários tipos de cancro da mama.
A mama é feita de lóbulos (glândulas de produção de leite) e ductos (canais que conduzem o leite até ao mamilo).
Quando o cancro se inicia no lóbulo denomina-se cancro lobular (ou carcinoma lobular). Quando o cancro se inicia nos ductos denomina-se cancro ductal (ou carcinoma ductal).
A maior parte dos cancros da mama são
invasores (por exemplo o cancro da mama ductal invasor ou o cancro da mama lobular invasor). Isto quer dizer que o cancro se pode espalhar para outras partes da mama ou, através do sistema linfático ou do sangue, para outras partes do corpo. Não quer isto dizer que o cancro se vá espalhar ou se tenha já espalhado; quer apenas dizer que tem potencial para o fazer.
Quando o cancro se espalhou para outras partes do corpo denomina-se cancro da mama secundário, avançado ou metastático. Alguns cancros da mama não se espalharam para além dos ductos. Este é um cancro da mama não-invasor ou por vezes denominado in-situ. Se lhe disserem que tem um cancro da mama ductal in-situ é porque o seu cancro não se espalhou ao tecido mamário.
Tipos de cancro da mama
O cancro da mama ductal invasor é o mais frequente, sendo por vezes indicado como "nenhum tipo especial" no relatório de patologia. O segundo tipo mais frequente é o cancro da mama lobular invasor.
Há outros subtipos mais raros de cancro da mama. Estes subtipos têm padrões de células que podem diferir de uns subtipos para outros: cancro da mama tubular, adenóide cístico, mucinoso, medular, papilar, micropapilar, inflamatório, metaplástico e doença de Paget.
Os diferentes tipos podem afectar as características do seu cancro, como ele cresce e, assim também, condicionará o tipo de tratamento mais indicado.
Opções de tratamento.
O tratamento dependerá do seu diagnóstico. Pergunte ao seu médico porque é que recomenda um determinado tipo de tratamento e saiba como este tratamento a pode ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário