LINFONODOS OU GÂNGLIOS LINFÁTICOS AXILARES - QUAL A SUA IMPORTÂNCIA NO CÂNCER DA MAMA ?
O que é um linfonodo?
Os linfonodos ou gânglios linfáticos são pequenos órgãos compostos por tecido linfóide que se encontram espalhados pelo corpo, sempre no trajeto de vasos linfáticos. Os linfonodos atuam como filtro da linfa, antes da mesma retornar ao sangue, cada grupamento linfonodal é responsável pela drenagem de determinada parte do corpo, um exemplo são os linfonodos axilares que recebem tanto a linfa da mama como do braço. Quando algum microorganismo invade o corpo ele é detectado ao passar por um linfonodo e começa haver multiplicação das células de defesa (linfócitos) presentes no mesmo, levando ao aumento do gânglio.
Alguns tipos de cânceres têm como sua principal via de disseminação pelo corpo o sistema linfático, o câncer de mama é um desses exemplos. Quando há comprometimento de um linfonodo por câncer ele também pode aumentar de tamanho.
O comprometimento dos linfonodos axilares é um dos principais indicadores da evolução da doença, logo a sua retirada e avaliação pelo Patologista (médico que analise se existem células tumorais dentro do gânglio) orientam o Mastologista quanto à necessidade de outros tratamentos, como quimioterapia ou radioterapia. Infelizmente ainda hoje