sábado, 20 de junho de 2015

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CÂNCER DE MAMA? TEM ALGUM MAIS PERIGOSO?




Estima-se que cerca de uma em cada cinco pacientes com câncer de mama metastático é HER2-positiva (ou seja, 25% das pacientes) e pesquisas recentes sugerem que as pacientes HER2-positivas são as que, provavelmente, terão uma forma mais agressiva de câncer de mama. 

É por isso que a determinação da situação da paciente em termos de HER2 o quanto antes é um fator importante para a decisão das melhores opções de tratamento do câncer de mama metastático.


Como posso saber se meu câncer de mama é HER-2 positivo? Para saber se o câncer de mama é HER-2 positivo, o médico solicita um exame no momento da biópsia denominado teste HER-2. O teste HER-2 será realizado em um laboratório de patologia por um médico patologista. 


Existe algum tratamento especial para as pacientes HER-2 positivo? 


Pacientes com câncer de mama avançado HER-2 positivo podem receber uma terapia especial com anticorpos monoclonais, a critério do médico oncologista.


A terapia com anticorpos monoclonais para este tipo de câncer de mama comprovou aumentar a sobrevida destas pacientes. 

Existem várias maneiras de se classificar ou separar os diferentes tipos de Câncer de Mama. 

Importante destacar que não existem 2 casos de Ca de Mama iguais.

Uma das maneiras que temos é separar os cânceres em;

1) invasor ou infiltrante, que podem – em alguns casos – invadir tecidos próximos ou até mesmo órgãos distantes (metástase)
 2) não invasivo ou in situ. 

Este último apresenta células doentes que se originam dentro dos ductos ou dos lóbulos, que são estruturas que fazem parte da anatomia normal das mamas, mas não invadem ou infiltram estruturas próximas e nem são capazes de originar uma metástase.

Uma outra maneira depende da avaliação do médico patologista após a retirada parcial ou completa do tumor. 

Com esta análise o especialista identifica a origem do câncer nos ductos mamários – os carcinomas ductais. 

O segundo tipo mais comum é o originado nos lóbulos – o carcinoma lobular. 

Mas existem muitos outros tipos como o medular, tubular, adenóide cístico, cribiforme, micro-papilífero, coloide que podem ter comportamentos clínicos muito diferentes.

Mais recentemente com o conhecimento da biologia dos diferentes tipos de tumores temos classificado em 4 grupos, a saber: 
1) Luminal A que são tumores positivos para os receptores dos 2 hormônios femininos – estrogênio e progesterona mas não são agressivos, respondendo muito bem aos anti-hormônios; 

2) Luminal B, que também são receptores hormonais positivos mas não respondem tão bem a estes medicamentos, são tumores com maior capacidade de proliferação; 

3) HER2 positivo – tipo especial de tumor de mama que apresenta uma proteína hiper-expressa na célula tumoral, sendo mais agressivo, mas no entanto responde bem aos medicamentos “inteligentes” anti-HER2; 

4) Triplo negativo: casos especiais de tumores que não dependem nem do HER2 e nem dos 2 hormônios para se desenvolverem, podendo de fato ter comportamento mais perigoso, até por terem menos opções de tratamento, embora recebam cirurgia, quimioterapia e radioterapia.


Dr. Roberto Hegg é ginecologista e mastologista. A sua vasta experiência conta com diversos estudos clínicos sobre câncer de mama

O que é o câncer de mama HER2 positivo?

















HER2 positivo é uma forma agressiva de câncer de mama. É um tipo de tumor diferente que tem como característica uma proteína encontrada em excesso na superfície das células. Nas células normais, a proteína HER2 ajuda a enviar sinais de crescimento de fora para dentro da célula. Esses sinais mandam a célula crescer, dividir-se e multiplicar-se.

No câncer de mama HER2