sexta-feira, 20 de junho de 2014

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS PARA AS PACIENTES DA QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA.

O que é câncer?

Nosso corpo é formado por células que se reproduzem e se regeneram o tempo todo. O câncer se desenvolve a partir de uma célula normal. O tumor ou nódulo surge quando as células do tecido do corpo perdem a sua estrutura original e começam a se multiplicar de maneira desorganizada.

O Centro de Referencia da Mulher trata dos
tumores de mama, endométrio, ovário, colo de útero, entre outros da parte ginecológica da mulher.


O câncer de mama é um dos tipos de tumores mais comuns nas mulheres, mas os homens também podem desenvolver câncer de mama, porém
é raro, ocorrendo em  1% dos casos, enquanto o câncer de colo de útero é o maior incidência dentre aqueles que acometem os órgãos genitais femininos.



FORMAS DE TRATAMENTO


As formas de tratamento do câncer incluem cirurgia, quimioterapia, radioterapia e a hormonioterapia.



QUIMIOTERAPIA - QT


Quimioterapia é o tratamento com função de destruir as células de crescimento desorganizado. Pode ser ministrada em várias etapas com intervalo de acordo com o tipo da medicação.



TIPOS DE QUIMIOTERAPIA


-Neoadjuvante (QT primária) - Antes da cirurgia, para diminuir o tamanho do tumor.
-Adjuvante - após a cirurgia chamada de preventiva reduz a chance de volta do tumor.
-Paliativa - Indicada para melhorar a qualidade de vida.



AS CORES DA QUIMIOTERAPIA
Vermelha, transparente, amarela.



FORMAS DE ADMINISTRAÇÃO


- Oral
- Intravenosa - Injetada na veia possibilita maior absorção e é mais rápida.
-Subcutânea - região acima do músculo, como nádegas, barriga, braços ou pernas e coxas.
-Intramuscular - Dentro do músculo como, braços, pernas ou nádegas.



ANTES DA QUIMIOTERAPIA VOCÊ SEMPRE FARÁ EXAMES DE SANGUE - 1 DIA ANTES DA QT.


Quando estivermos fazendo quimioterapia poderá acontecer algumas alterações em nosso sangue, podendo reduzir a capacidade de produção das plaquetas, glóbulos vermelhos e brancos.
As plaquetas ajudam na coagulação, portanto precisamos ficas atentas e evitar se machucar.


Tenha cuidado ao usar facas, tesouras ou qualquer objeto pontiagudos.



Sempre escovar os dentes com escovas macias.



Os glóbulos vermelhos carregam oxigênio para o organismo, se a contagem estiver baixa pode causar anemia e poderemos nos sentir cansadas. Os glóbulos brancos ajudam na defesa do organismo contra as infecções.


No período da quimioterapia, precisamos evitar de ficar em lugares com muita concentração de pessoas, lugares aglomerados.




Procure não fazer nenhum tratamento dentário, no período de quimioterapia, caso aja necessidade, fale com o seu médico.



Se tiver febre acima de 38° por duas vezes em 24 horas procure auxílio médico.




AO TOMAR A MEDICAÇÃO DA QUINIOTERAPIA, ALGUNS EFEITOS ACONTECERA PODENDO VARIAR DE PESSOA PARA PESSOA.



Poderemos sentir:


-Náuseas: É importante que nos alimentemos bem, em pequenas quantidades e mais vezes ao dia. Devemos preferir alimentos cozidos e em temperatura morna ou fria, precisamos evitar temperos enjoativos, sempre comer devagar, não comer alimentos que possa causar enjoo. Experimente o chá de gengibre. PASSO A RECEITA DEPOIS.



- Sonolência - Se possível devemos cochilar durante o dia, de acordo com a nossa necessidade.



-Cansaço - Precisamos fazer intervalos durante horas de trabalho, precisamos pedir ajuda e dividir as tarefas diárias com a família.



- Dores no corpo.


- As unhas das mãos e pés podem ficar enfraquecidas e quebradiças, as vezes ficam com coloração escurecidas.



- Podem ocorrer mudanças na coloração da pele.



- Durante o 3 primeiros dias após a QT, eliminaremos os restos da quimioterapia através da urina, fezes, lágrimas ,suor e secreção vaginal. Neste período é importante tomarmos os seguintes cuidados: usar preservativo masculino e feminino durante a relação sexual, fazer limpeza do vaso sanitário e após o uso dar descarga 3 vezes, e na última, acrescentar uma tampa de agua sanitária. Sempre limpar os respingos da tampa do vaso.



- A nossa menstruação poderá ficar irregular ou até mesmo cessar, mas continuaremos a ovular normalmente, portanto precisamos nos prevenir, usando preservativos e quem usar outros meios, como anticoncepcionais, é importante consultar o o médico, pois, nesse período a pílula
anticoncepcional deverá ser evitado.



CARECA??????? EU!!!!!!!!!



Precisamos saber que essa mudança é temporária, as células que dão origem aos cabelos podem sofrer os efeitos da quimioterapia, mas nem todas as drogas provocam a queda dos cabelos.



PRECISAMOS SER CRIATIVAS!!!!


Vamos abusar dos chapéus, lenços, bonés Perucas ou nada mesmo, você pode escolher, o importante é se sentir bonita.
Podemos ficar carecas, mas sempre seremos princesas.




Mas se o nosso cabelo não cair, durante o tratamento, precisamos tomar cuidado para não usar tintura, progressiva, relaxamento, alisamento ou qualquer outro produto químico em nossos cabelos.

A EXPOSIÇÃO AO SOL

Durante o tratamento, que logo logo vai passar, precisamos cuidar da nossa pele couro cabeludo, protegendo-a com protetor solar, pois, as células da nossa pele são muito sensíveis e alguns medicamentos da quimioterapia podem causar manchas na pele, por isso que é importante que tomemos cuidado com a exposição ao sol. Protetor de preferencia fator 30

Se a nossa pele ficar muito ressecada, é só usar cremes hidratantes de preferencia sem álcool ou um recomendado pelo nosso médico. Podemos usar também óleo de amêndoas, pois, amacia a pele e facilita a punção da veia. Precisamos tomar muuuuitaaa agua.

Durante o tratamento, alguns medicamentos poderão causar  feridas na boca. Neste caso precisamos usar uma escova beeem macia, escovar os dentes após as refeições. Caso apareça feridas na boca, faça bochechos com bicabornato de sódio 3 vezes ao dia, após as refeições.

Tome um picolé ou algo gelado antes da aplicação da quimioterapia.

PODEM SURGIR ALGUNS PROBLEMAS DURANTE O TRATAMENTO:

- Pele seca
- Vermelhidão
-  Coceira
- Descamação
- Espinha

Não tome banhos quentes, use sabonete neutro, hidrate a pele do corpo, caso as irritações continuem a incomodar, é preciso conversar com o nosso médico.


Nenhum comentário: