Como suportar efeitos colaterais sem remédios
Existem muitas formas de se sentir melhor sem remédios. Os métodos listados a seguir poderão lhe ajudar a enfrentar os efeitos colaterais ou fazê-la se sentir melhor.
Você pode obter informações sobre estas e outras formas de ajudar sua mente e seu corpo perguntando ao seu médico ou consultando livros, vídeos e pela internet
Você também pode ter aulas emacademias, clubes ou centros comunitários. Alguns hospitais e centros de saúde têm o serviço disponível e podem lhe ensinar essas técnicas ou ajudá-la a achar profissionais que trabalhem com elas.
É sempre importante lembrar que essas e outras técnicas de apoio e atividade física são úteis para você neste momento, mas elas podem ser grandes aliadas para você se manter saudável e com sensação de bem-estar em todos os momentos da vida.
• Acupuntura: Pode ajudar com a náusea provocada pela quimioterapia. Um profissional introduz agulhas muito finas em lugares específicos da pele.
• Aromaterapia: Pode ajudar com a dor, depressão e estresse. Óleos essenciais (substâncias aromáticas extraídas de plantas) são inalados ou massageados no corpo.
• Hipnose: Pode ajudar a diminuir a pressão arterial e ajudar com a dor, ansiedade, náusea e vômitos. É uma forma de colocar as pessoas num estado de alerta relaxado que as ajuda a focalizar um determinado problema ou efeito colateral.
• Visualização: Pode ajudar com a náusea e os vômitos da quimioterapia, aliviar o estresse, a depressão e a dor, além de auxiliar no ganho de peso. Estimula a prática de exercícios mentais, como pensar em uma meta e imaginar alcançá-la.
• Massagem: Pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade. Pode também melhorar a depressão, insônia e dor. Envolve a massagem e pressão dos músculos, o que pode ajudar a relaxar o corpo.
• Meditação: Pode ajudar com a dor, ansiedade e pressão arterial alta. É um modo de concentração que relaxa o seu corpo e acalma a sua mente. Pode criar uma sensação de bem-estar.
• Relaxamento: Pode ajudar com a dor, ajudá-la a dormir, a lhe dar mais energia, a se sentir menos cansada, reduzir a ansiedade e fazer com que outros métodos de alívio da dor funcionem melhor. Existem vários métodos de relaxamento, como pensar em uma cena tranquila e pacífica, ou respirar lentamente e focalizar sua respiração.
• Espiritualidade: Pode ajudar a ter uma visão mais positiva sobre seu problema ao diminuir o estresse e a ansiedade. É a consciência de uma força superior e, geralmente, envolve religião.
• Tai chi chuan: Pode diminuir seu estresse, pulsação cardíaca e níveis de pressão arterial. Tai chi é um exercício que envolve movimento, meditação e respiração. Poderá ajudar com a postura, equilíbrio, fortalecimento da musculatura e aquisição de flexibilidade e força.
• Yoga: Pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas do câncer. O yoga é um tipo de exercício que envolve diferentes posturas e respiração. Pode ajudá-la a relaxar e ficar em forma fisicamente.
Lembre-se: não há uma maneira “correta” de tratar a dor. O certo é procurar aliar a medicina a um ou vários dos métodos listados acima para o alívio da dor e busca de um maior bem-estar físico e mental. Você precisa descobrir o que funciona para você e o que a faz se sentir bem.
FONTE:http://www.batalhadoras.org.br/artigo/14/convivendo-com-a-dor
Nenhum comentário:
Postar um comentário